Blau Farmacêutica
Idiomas:

CAPS INFANTIL DE COTIA GANHARÁ UNIDADE DO ‘PROJETO MUNDOTECA’

Local contará com acervo de 250 livros, sendo que 10% das obras serão em braile e audiolivros. A Mundoteca é patrocinada pela Blau Farmacêutica

‘Projeto Mundoteca’

Incentivo à leitura, democratização de acesso ao livro, cultura, entretenimento, desenvolvimento pessoal. Estas são apenas algumas das qualidades do ‘Projeto Mundoteca’ que será inaugurado no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) de Cotia no dia 22 de junho, às 15h30. O projeto é realizado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da Blau Farmacêutica, apoio da Prefeitura de Cotia e realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. No local serão disponibilizados 250 livros, sendo que 10% das obras serão em braile e audiolivros em uma ambientação e mobiliário aconchegantes, acervo diverso de obras literárias, materiais lúdicos – como fantoches e brinquedos educativos – e equipamentos audiovisuais, bem como da realização de atividades culturais. A Mundoteca do CAPS Infantil é a primeira implantada em ambiente ligado à saúde, o que permitirá que se torne uma aliada em processos terapêuticos entre os usuários do CAPSI, além de ser um espaço cultural aberto à comunidade.

O projeto Mundoteca fará a gestão da biblioteca até outubro deste ano, a partir daí a Prefeitura assume o local e recebe a doação de todo o material. “Temos certeza de que será uma parceria de sucesso. O CAPS Infantil vai ganhar um espaço lúdico e muito importante para o desenvolvimento dos usuários do local”, comentou o prefeito Rogério Franco.

O CAPS Infantil fica na rua Topázio, 159, Jardim Nomura, e funciona em um prédio inaugurado pela Prefeitura de Cotia em abril deste ano. O equipamento de saúde mental está em um imóvel amplo e moderno e conta com Sala Sensorial e auditório.

Sobre a Mundoteca

O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no Sudoeste baiano, nas cidades de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Após uma pausa durante o período da pandemia, a Mundoteca inaugurou espaços em Santa Catarina, nas cidades de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis, em 2022. Em 2023, o projeto chegou às cidades de Sorriso e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, e, recentemente, a Açailândia (MA), Tucuruí (PA) e Breu Branco (PA). Tais unidades contaram com o patrocínio de diversas empresas.

 

https://www.oreporterregional.com.br/noticia/57415/caps-infantil-de-cotia-ganhara-unidade-do-lprojeto-mundotecar